Pular para o conteúdo principal

Sejamos Todos Jéssica



Esta mensagem foi pregada no aniversário de 15 anos de minha cunhada, Jéssica, mas não é apenas em homenagem a ela; a mensagem é para todos nós!

Texto Base:
“Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.”
Isaías 45.3

Deus Nos Chama Pelo Nome

       Quando uma criança nasce, os pais têm a difícil tarefa de escolher um nome para ela. Nem sempre o nome escolhido agrada a ambos os pais; às vezes não agrada à criança. Mas, independente de qual seja, o nome é a sua identidade. É a forma como essa criança será conhecida pelos outros.


        Porém, nem todas as pessoas gostam de chamar alguém pelo seu nome. É muito comum dar um apelido ao amigo ou desafeto. Baseado em características físicas, de personalidade; às vezes são apelidos carinhosos, às vezes são alcunhas, nomes feios. Quase todo mundo tem um apelido, ainda que não saiba.

        Deus nos chama pelo nome, não por apelido. E, conforme a Palavra de Deus, as declarações que nós fazemos têm poder. Vocês sabem o que nós declaramos quando falamos o nome Jéssica?
     Jéssica é um nome hebraico, e tem alguns significados distintos: contemplar; abraçada por Deus; dom de Deus; cheia de riqueza; a graça de Deus; e ainda Deus é salvação.
        Todas as vezes que chamamos Jéssica pelo seu nome estamos declarando todas essas coisas. Quando Deus a chama, Ele está declarando todas essas coisas, pois Deus sempre chama pelo nome.

O Nome Diz Quem Somos?

        Há pessoas que dizem que o nome tem grande peso na vida de alguém. Nós sabemos que o que realmente determina como nossa vida será não é o significado do nome, mas como nós nos portamos diante de Deus, principalmente, e diante dos homens. Nossa fé, nossas obras, nosso comprometimento em cumprir os mandamentos do Senhor é que determinam como nossa vida é. E o nome Jéssica tem muito haver com este estilo de vida. Não é apenas ter o nome Jéssica, mas viver o seu significado. Isso é algo que todos nós podemos fazer. Vejamos como:



1)   Contemplar
“Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo”.
Salmos 27.4

       Contemplar é admirar, apreciar, observar. Jéssica é aquela que admira o Senhor. A admiração não é algo instantâneo. Nenhum de nós nasce admirando o pai ou a mãe. A admiração vem com o tempo, vem com a experiência. O salmista ansiava por contemplar o Senhor porque ele teve diversas experiências com Deus. Jéssica, para contemplar o Senhor e necessário ter suas experiências com Ele. É preciso estar perto de Deus todos os dias.
        Davi, o autor deste salmo, pediu a Deus para morar em Sua Casa todos os dias de sua vida para poder admirar, observar o Senhor. Davi não apenas pediu, mas buscou morar na Casa de Deus. Jéssica, para contemplar o Senhor, a sua morada tem que ser a morada de Deus. Não apenas a casa física, o templo construído pelos homens, mas o seu corpo e a sua vida precisam ser a casa de Deus. Você somente será capaz de contemplar o Santo Espírito de Deus se Ele habitar em você, todos os dias de sua vida. Você somente será capaz de admirar o Senhor, de testemunhar o Seu pode, a Sua cura, a Sua magnitude se o Espírito Santo habitar em você todos os dias da sua vida.  Em Romanos 8.6 está escrito que somos entregues a morte todos os dias por amor a Deus. Isso quer dizer que o pecado nos chama todos os dias. Isso quer dizer que nós somos todos os dias tentados a sair da presença de Deus, a fazer algo que desagrada a Deus. É por isso que precisamos observar nosso Senhor todos os dias da nossa vida. Admirá-Lo todos os dias. Não podemos passar um dia sequer sem admirar o nosso Pai. Todos os dias, Jéssica, contemplando a formosura do Senhor.

2)   Abraçada Por Deus
     Abraçar é também acolher. Um abraço tem um significado tão importante nas relações humanas! É um ato de carinho, de afeto, de cuidado. Se o abraço de um amigo faz tão bem, quanto melhor faz o abraço de Deus! Jéssica também significa abraçada por Deus.
    O abraço é uma ação que exige contato físico. Para abraçarmos alguém precisamos estar perto. Não dá para abraçar ninguém pelo Facebook, pelo twitter, pelo telefone. O abraço é algo que acontece somente ao vivo e a cores.
    Nós, humanos, podemos até abraçar alguém que não seja tão amigo assim. Podemos abraçar quem tenha nos feito mal, ou a quem tenhamos causado mal. Podemos abraçar de qualquer jeito, sem olhar para a pessoa, sem querer encostar. Mas com Deus não pode ser assim. Não dá para ser de qualquer jeito com Deus.
A Palavra nos diz que o nosso pecado faz separação entre nós e o nosso Deus. Logo, se há pecado, há separação. Se há separação, não há abraço. O Senhor continua nos amando, porque Ele é um Deus imutável. Mas não pode nos dar aquele colo, aquele carinho e afeto que se tem quando se está nos braços do Pai.
      Jéssica, ser abraçada por Deus é algo maravilhoso. Mas para isso é preciso estar pertinho dEle. Para estar pertinho do Pai, precisamos orar sempre, precisamos ler a Bíblia; precisamos ter um relacionamento com Ele diário. Não dá para conversar com Deus pelo Facebook. Tem que ser pessoalmente. O Espírito Santo foi-nos enviado por Cristo para termos acesso ao Pai. Esteja juntinho dEle, e você sempre estará em Seus braços.

3)   Dom de Deus
    Dom significa dádiva, presente. Dom de Deus é um presente vindo de Deus. Presente é algo que damos a pessoas de quem gostamos. Não saímos por aí dando presentes para todo mundo. E geralmente os presentes tem um certo valor. Quanto maior o nosso apreço, melhor o presente.
Jéssica também significa dom de Deus. É um presente do Senhor. E um presente de alto valor – o sangue de Jesus.
O presente tem inclusive um papel de extrema importância nos momentos de crise. Jacó preparou um presente para seu irmão Esaú, para apaziguá-lo; Abigail preparou um presente para Davi e seus homens, a fim de que desconsiderassem a afronta de Nabal. O presente ajuda a promover a paz. Jacó temeu Esaú por ter-lhe tomado a primogenitura, e Abigail temeu Davi por causa da postura de Nabal, seu marido. Eles não usaram os presentes como suborno, mas para firmar a paz.
Nós somos presentes de Deus, e fomos chamados para promover a paz entre os homens.

“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.”
2 Coríntios 5:18

      Nós fomos chamados para reconciliarmos os homens com Deus. Foi um ministério que o Senhor nos deu a todos nós, e a você também Jéssica. Quem reconcilia promove a paz. Não podemos ser aqueles que causam desordem, começam brigas, apóiam confusões. Somos presentes enviados a fim de promovermos a paz.

4)   Cheia de Riqueza
“Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.”
Provérbios 8:18

        Riqueza é tudo aquilo que nos torna ricos. Mas não se trata apenas de dinheiro ou bens. As riquezas que o Senhor nos oferece vão muito além daquilo que o homem é capaz de imaginar.
        Jéssica significa cheia de riqueza. Cheia das riquezas de Deus! É você Jéssica quem escolhe aquilo que vai preencher você. As riquezas deste mundo sufocam a Palavra de Deus. As riquezas de Deus trazem a vida eterna. E lembre-se: a sua escolha determina não apenas a sua vida, como a vida das pessoas que estão ao seu redor. Acã preferiu tomar para si a prata e o ouro do que obedecer a Deus, e ele e toda a sua família morreram. Do que vale o ouro e a prata após a morte? Nada!
        Não se deixe enganar. A riqueza não é apenas representada pelo dinheiro. Fama, status, poder, beleza, e tantos outros quesitos que o mundo julgue importante. Mas o que vem de Deus não causa dolo, não prejudica, não mente, não rouba, não mata. Sempre que tiver alguma dúvida, pense em como Jesus agiria se estivesse na sua situação. Que riqueza Ele escolheria? Então, você tomará o rumo certo. E não esqueça: busque em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça. Todas as outras coisas Deus dará a Seu tempo!

5)   A Graça de Deus e Deus é Salvação
    Jéssica significa a graça de Deus, ou o favor imerecido de Deus. Jéssica, pelo significado do seu nome dá para pregar o Evangelho numa boa. Mas a graça de Deus não foi apenas para a Jéssica, e sim para todos os homens. Ela não é merecedora; eu não sou merecedora; nenhum homem é merecedor da salvação. Mas, pela graça de Deus, todos somos salvos.
    Reconhecer que não somos merecedores do amor de Deus nos leva para mais perto dEle. A Bíblia diz que Deus dá graça aos humildes. Reconhecer aquilo que realmente somos é ter humildade. Jéssica, quando você quiser pregar para alguém basta falar o significado do seu nome. Fale que não adianta dar esmola, dar comida, ofertar para o Criança Esperança, para o Teleton; não adianta ser uma boa pessoa, não matar, não roubar. Nada disso nos leva a salvação. Nada disso nos garante um pedacinho de terra no céu. Nada disso nos garante a graça do Senhor.
Os homens acham que suas ações vão determinar o fim de suas vidas. Ora, ninguém é dono do tempo, senão Deus. Do que me adianta guardar muito dinheiro se eu morrer antes de usá-lo? Sou eu quem diz se a minha hora acabou? Não! Quem determina é Deus! Nós precisamos entender que não somos donos de nada! Não mandamos em nada! Nossas vidas não nos levarão a lugar algum se não for pela mão de Deus.
Jéssica significa graça de Deus e também Deus é salvação. A salvação não vem senão pela graça para todos os homens, mas somente para todos os homens que reconhecerem Jesus Cristo como o Salvador. Se os homens fossem capazes de salvar a si mesmos não haveria Deus. Não haveria Cristo. Mas Deus existe, e pela Sua graça, a graça de Deus, Jéssica, todos podem ser salvos. Lembre-se disso, Jéssica. Dê testemunho a todos de que o significado do seu nome pode trazer a salvação.

      Contemplar, abraçada por Deus, cheia de riqueza, dom de Deus, a graça de Deus e Deus é Salvação. Estes são os significados da palavra Jéssica. São também exemplos do que as nossas vidas podem ser. Podemos todos ser Jéssica. E você, Jéssica, seja sempre Jéssica, no sentido literal da palavra. Contemple o Senhor, esteja sempre em seus braços, promova sempre a paz, escolha estar cheia das riquezas de Deus, testemunhe de Sua graça e de Sua salvação. 

Comentários

  1. Nossa que Benção maravilhosa glória a Deus glória a Jesus eu te amo Senhor muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Jéssica estou mais feliz do que já sou obrigada Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja Deus pela sua vida,Deus te abencoe com todas as sortes de bençaos.

    ResponderExcluir
  4. Lindo o significado desse nome... Feliz de mais por ter esse nome, agradeço muito Deus por ter mostrado para meu pai esse nome.🙏💗🍃🤗

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus, grata a Ti sou SENHOR por ter colocado esse nome no coração do meu pai.♥

    ResponderExcluir
  6. Que texto incrivel .
    Nao so porque se trata do meu nome.
    Mais porque desconstroi toda imagem negativa e rotulos mentirosos que colocaram nele . Obrigado autor(a).

    ResponderExcluir
  7. É uma benção poder aprender mais de Deus

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso amo meu nome.Deus aumentai a minha fé e tornai me instrumento pra levar as pessoas a grandiosidade do teu amor

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Senhor por me honrar com esse nome amém Senhor Jesus Cristo.Muito lindo sou grata a Deus por tudo amém ����

    ResponderExcluir
  10. Que Lindo!!!Chorei ao ler esse abençoado texto!!! Agradeço aos meus pais por terem tido cuidado de me darem esse nome com um significado tão maravilhoso!!! Agradeço a Deus por cuidar de mim desde o ventre de minha mãe!!! Agradeço a Deus pela sabedoria dada aos meus pais!!! E agradeço a Deus pela vida do autor(a) do texto!!! Que vc seja usado(a) pelo Senhor sempre!!!! Paz!!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa que lindoh o significado...
    Meu nome é Jéssica...
    E quero dizer que amei o significado do meu nome ...
    Gloria a Deus ...

    ResponderExcluir
  12. Nossa meu nome é o nome mas lindo e abençoado por Deus,♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  13. Amei o significado do meu nome,obrigada jesus por
    Tudo🙏❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  14. Santo Deus que lindo demais meu deus como te amo depois que senti seu espírito santo dentro de mim não sei mais viver sem tua presença quando me afasto de ti minha alma chora clama pela rua presença.me perdoa senhor por todas as vezes que me afastei de ti sem tua presença sou vazia te amo demais te agradeço pelo senhor me chamar pelo meu nome mesmo cheia de fraquezas sei que me ama ♥️

    ResponderExcluir
  15. Nossa, não sabia que o meu nome tinha um significado tão bonito, me emocionei!

    ResponderExcluir
  16. Glória a DEUS! 🙌🏻🔥🔥🔥

    ResponderExcluir
  17. Nossa, vejo muito amor de Deus nesse texto, obrigado por deixar aberto para que todas as Jessicas conheçam verdadeiramente quem elas são em Cristo Jesus...amei!!!

    ResponderExcluir
  18. Amém, Obg meu pai ❤🙏🙌❤😘

    ResponderExcluir
  19. Nossa, vejo muito amor de Deus nesse texto etc....amei ❤🙏🙌❤😘

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre achei o significado do meu nome interessante...agora mais ainda⛪

    ResponderExcluir
  21. Amei eu sei que eu sou abraçada por nosso pai

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Jéssica Martins amei saber disso amém

    ResponderExcluir
  23. Chorei tanto ao ler, mas principalmente o tópico 5, nele fala tudo que eu falei em minha primeira pregação.
    Vi o cumprimento de cada significado na minha vida e em quem sou e como fui planejada por Deus! Meus pais escolheram esse nome pelo significado presente de Deus! E hoje vejo que isso vai muito além!

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Jéssica e adorei saber disso todo

    ResponderExcluir
  25. Helen parabéns pelo texto! Ficou incrível!!! E com certeza vai tocar o coração de muitas Jéssicas!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário