Pular para o conteúdo principal

Aquele Que Está em Pé Olhe Que Não Caia


Texto base:


Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
1 Coríntios 10:12-14

          Uma pessoa recém convertida ainda é uma criança diante de Deus. Está começando a conhecê-Lo, saber de Seus feitos, aprendendo Suas Leis. Elá está na fase que os crentes chamam de Primeiro Amor: tudo é maravilhoso, tudo é perfeito. Ela quer trabalhar na obra, quer evangelizar, que orar pelos outros, quer abraçar o mundo. Aí ela cresce, e começa a ver que a igreja é formada por homens pecadores, ou seja, não é perfeita. ela começa a ver que os cristãos passam por desertos, às vezes longos. Ela começa a ver que a resposta de Deus não vem quando ela quer, mas quando Deus quer. Que as coisas acontecem conforme a vontade de Deus. E a vontade de Deus raramente é similar a vontade humana.


         Começamos como crianças, e crescemos. Começamos engatinhando na fé, e então ficamos de pé, e andamos com nossas próprias pernas. É o natural na vida cristã. Aprendemos a não depender da oração do pastor, da visita do pastor ou da presença do pastor para trabalharmos para Deus. Aprendemos que cada um de nós tem um chamado, tem um  ministério. trabalhamos para Deus com maturidade. E então, vêm as tentações.




         
Desvantagens em Estar em Pé

           A pessoa que está deitada, sentada, agachada ou engatinhando tem menos chances de cair, porque está mais perto do chão. Se cair, a dor será menor, porque a queda será menor. Mas quem está em pé, se cair, vai sofrer mais. A queda pode ser feia, deixar cicatrizes, feridas que às vezes não se apagam. A Palavra de Deus é clara: aquele que cuida estar de pé, olhe que não caia. Ou seja, tenha atenção para não cair. Quando andamos em uma rua com buracos, andamos com atenção. Ora, na vida tereis aflições. Não são as aflições como buracos? E as pedras, não são como as tentações? Porque o caminho que leva à vida é estreito e difícil. Andar em rua larga e plana não leva ao Senhor. Não haverá tentações ou aflições, mas também não haverá salvação.
          Sabe, quando mais uma pessoa trabalha em favor do Reino de Deus, mais ataques do inimigo ela recebe. Os ataques nem sempre são visíveis, nem sempre escandalosos. Nem sempre sofreremos o mesmo ataque que Jó sofreu: de uma hora para outra sua família morreu, seus bens se foram, sua saúde acabou. Há vezes em que o inimigo vai agindo aos poucos, devagar, sutilmente. A Palavra de Deus diz que ele é ardiloso. Então crentes, estejam atentos! Olhem que não caiam! E, principalmente, não tentem vencer o inimigo sozinhos. Deus dará também o escape, para que possais suportar. Contudo, é preciso estar com Deus. Como haverá Deus de dar o escape se decidirmos agir por conta própria?
           A caminhada ao lado de Cristo é difícil, principalmente para quem obedece Seu chamado. E as tentações fazem parte dela. Mas não podemos desanimar. 


Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 

1 Pedro 5:9

Não pense que você é o único a sentir o que você está sentindo agora. Você não é o único a imaginar essas coisas. Não é o único bombardeado com pornografia, pedofilia, idolatria, a chance de mentir ou de ganhar dinheiro fácil. Todos os crentes passam por tudo isso. Mas se estiver de pé, olhe que não caia! Ore a Deus para que não caia, porque a queda trará consequências ruins para você e sua família. 

Vantagens em Estar em Pé

         Como dito antes, aquele que está de pé, se cair, sofrerá mais do que aquele que está abaixado, deitado, engatinhando. porém, somente aquele que está de pé pode alcançar as coisas que estão no alto. Pense nisso, meu irmão! Somente em pé podemos alcançar aquilo que está no alto. As outras pessoas dependem de alguém para alcançarem o que você pode alcançar estando em pé. Não se esqueça de que a tentação que vem sobre nós é humana. É algo que podemos suportar, que podemos vencer. Mas, precisamos estar firmes com Deus. É Deus quem dará o escape.
          Veio a tentação? Ore! Veio a tribulação? Ore! E fuja do perigo! Nenhum homem é forte sozinho, então não                           
podemos dar uma heróis. Há momentos em que além de orar, precisamos fugir. Fuja da tentação da carne, do dinheiro fácil, da mentira, fuja! Não arrisque seu ministério, não arrisque sua família, não arrisque sua vida, não arrisque cair. 
          Para aqueles que está de pé, existe a possibilidade de alcançar o que está no alto. No alto, estão as coisas de Deus. Do alto vêm as bênçãos de Deus. É no alto que o Senhor se assenta. não poderemos contemplar Sua face se não estivermos em pé.

Como Permanecer em Pé

          O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.
Provérbios 18.12

O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. 

Salmos 95:6


Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

1 Pedro 5:6

          
          Para estarmos em pé, precisamos ser humildes, estar prostrados e ajoelhados e nos humilhar diante de Deus. Somente assim poderemos permanecer de pé, olhando para não cairmos. Assim, com humildade, prostrados, ajoelhados e nos humilhando diante do Senhor, alcançaremos as coisas que estão no alto. Somente assim alcançaremos a Deus.

Comentários